CUSTOS E FORMAÇÃO DOS PREÇOS...COMÉRCIO

Ferramentas úteis para melhorar o desempenho e agilizar processos.


        À primeira vista parece que o comércio é a mais fácil das atividades econômicas reduzindo-se a Comprar Estocar e Vender mercadorias, até poucos anos atrás era bem assim,era abrir uma portinha e enricar. Hoje estamos cansados de ver portinhas sendo abertas e em pouco tempo sendo fechadas.
         O que será que mudou?
         Tudo mudou. Acabamos envolvidos pela globalização sem entender ainda as suas conseqüências que resultaram numa feroz competição em todos os seus níveis,dando total visibilidade à lei da oferta e da procura.
         Agora não é apenas comprar e atribuir aleatoriamente um preço de
venda que nos satisfaça. Agora existe clientes cada vez mais exigentes. A maioria dos consumidores que antes não se importava tanto com preços, agora estão conscientes que podem ter qualidade com preços menores, principalmente quando está em jogo o seu orçamento familiar. A concorrência está aí.
         O SEBRAE está divulgando através dos sites de todo o Brasil uma metodologia para a obtenção do custo no comércio de autoria de Luiz Alberto Fernandes Lobrigatti, consultor de finanças do U.O.O.E. do Sebrae SP, disponível em: SebraeSP
          Recomendamos a leitura do trabalho, fazendo uma ressalva quanto a uma observação que consta na página 11:
Esse percentual encontrado indica quanto deverá ser considerado no Preço de Venda da Mercadoria para ajudar  pagar as Despesas Fixas. 

Porém, por questões de concorrência de preços, pode ser que se tenha que aplicar 13% em algumas mercadorias e 17% em outras.

É a estratégia da empresa no momento em que determina por quanto cada mercadoria será vendida. 

Sobre formação do Preço de Venda sugerimos, se necessário, que você procure o SEBRAE mais próximo para mais orientações.


porque não podemos concordar que por razões de concorrência se mascare o custo real de um produto. Se o preço de venda está fora do mercado, mexa-se sim, na margem e ponto final.

    Vamos imaginar um mix de apenas 20 produtos, se adotássemos a recomendação como poderíamos calcular os percentuais de margem de contribuição de cada produto?

    Como saberíamos quais os produtos com maior margem de contribuição real?

    Quando sabemos o custo real de um produto e também a margem de lucro que está sendo atribuída, temos como saber qual o seu percentual de margem de contribuição e então sim, podemos decidir se podemos definir outro preço mexendo na margem.

    Definitivamente este critério não pode ser levado em consideração.

    De resto, o trabalho é bom.

    Este aplicativo desenvolvido totalmente em MS. EXCEL® foi baseado no método acima descrito, no aplicativo de demonstração que estamos disponibilizando, utilizamos todos os exemplos mencionados no aludido trabalho, desde o custo de entrada de mercadorias até depreciação, como forma de facilitar o entendimento tanto do aplicativo quanto do trabalho.

    O aplicativo torna possível a utilização rápida e racional do método, caso contrário seria apenas mais uma sincera tentativa de ajudar os nossos Micro e Pequenos Empresários, sem frutos à colher.

    Sem ferramentas ninguém constrói nada.

    Este aplicativo é muito fácil de utilizar, não exigindo conhecimento aprofundado no uso de computadores.

   

 

Sempre que encontrar algum texto sublinhado, significa ser um
link que remete à páginas internas. Clique e aproveite!

 

Vantagens imediatas.

A maior de todas as vantagens é a possibilidade de poder entrar definitivamente no jogo competitivo, contudo, veja as outras!

 

1 - Formação dos preços rápida e consistente!
2 - Atribuição de margem de lucro de acordo com os preços de mercado;
3 - Atualização dos custos fixos simultânea para todas os preços; 
4 - Cálculo automático da “margem de contribuição de cada produto”;
5 - Cálculo automático do Ponto de Equilíbrio. Com a inclusão de cada produto o sistema recalcula considerando o percentual de margem de contribuição de produto a produto, em função dos custos fixos, das despesas de comercialização e da margem de lucro atribuída;
6 - Com a atribuição da margem de lucro, você fica sabendo qual o lucro sobre cada unidade de produto;
7 - Segmentando o mix de produtos, você poderá praticar margens diferentes para cada segmento e saber imediatamente qual a repercussão sobre o seu ponto de equilíbrio e também a média de todas as margens praticadas;

8 - Com a segmentação, disparar uma promoção fica fácil e seguro. A concorrência não vai gostar;

9 - Desovar estoques por excesso ou próximo do vencimento da validade torna-se infinitamente mais seguro;

10 - Com a “planilha CEM (Custo de entrada de mercadorias)” você poderá manter atualizados os preços  e se adequar aos movimentos da concorrência;
11 - Proporciona a reunião em um único local das informações que são básicas para o seu sucesso, CONTROLE DAS DESPESAS FIXAS - FATURAMENTO - CUSTO - MARGEM DE LUCRO - PREÇO DE VENDA - PONTO DE EQUILÍBRIO;
12 - Informações básicas como impostos, comissões, custos fixos, são informados apenas para  uma planilha, as demais são atualizadas automaticamente abreviando o trabalho e o tempo;
13 -A planilha "Ponto de Equilíbrio" mantém você informado das conseqüências decorrentes das alterações de custo de cada produto ou segmento;



       
Teste o aplicativo "CUSTOS E FORMAÇÃO DO PREÇO NO COMÉRCIO" , faça o download da versão demo clicando aqui         

IMPORTANTE! O arquivo está compactado, se não dispuser do Winzip®, clique aqui para fazer o download e instalar em seu computador.

         O manual incorporado ao aplicativo, CUJA LEITURA É IMPRESCINDÍVEL PARA ENTENDER E UTILIZAR O SISTEMA tem o formato .pdf, é necessário ter o acrobat reader® instalado em seu computador, se você não dispuser, aproveite, faça o download e o instale clicando aqui.

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